9.7.09

Agora é a vez da cerâmica

Há muito tempo desejava fazer cerâmica. Não só pintar peças prontas. Queria colocar a mão no barro, amassar, dar forma. Ver um objeto nascer.

Este ano decidi - vou fazer aula de cerâmica.
A professora será a Maria da Graça Antunes. Ceramista, pintora, uma artista plástica completa. E além disto uma pessoa gentil e delicada.
Marcamos as aulas e comecei o trabalho.
Fiz a placa com barro branco e dela sairam duas tigelas e uma caneca.

Enquanto elas secavam fiz uma caixa, outra caixa, uns peixinhos com a sobra do barro trabalhado no dia ... ah! e dois porta ovos para ovos quentes - aqueles que ficam molinhos dentro da casca ;)

O passo seguinte foi lixar as peças já secas para que fossem ao forno queimar.

Depois pintar. Procurei usar técnicas diversas. Com stencil, carimbos, tintas transparentes e com cor sólida.
A primeira foto é com a tinta aplicada e as outras depois da queima final.




E por fim minha assinatura - o carimbo do bichopapel






22 comentários:

Bárbara Lopes disse...

adorei ler os detalhes do processo! Argila é muito bacana de trabalhar. Não tive oportunidade de mexer tanto com a parte da pintura e da queima, acho q seria legal tb.
Mas ficou mto bacana! Parabéns ceres!
beijos

Vanessa Scarpin Maurer disse...

Bem que você havia dito que trabalharia com cerâmica esse ano... adorei todas as peças, mas essa caneca... ai, me pegou na curva! Lindona!

Beti Copetti disse...

multiCeressupertalentosa!!!!

Unknown disse...

lindas suas peças!!!
Adorei a textura das peças nas fotos!!!

Ah o Madu Lopes é daí de Pelotas!!!

Ale Jardim disse...

Oi Ceres, quando posso venho aqui ver tuas fotos que eu adoro, e ainda de quebra matar a saudade de Satolep.. esse lugar cheio de poesia que eu amo. Bem vinda à turma do barro (isso vicia, menina)rsrs. Quando morei por essas bandas fui colega do Madu, adoro a Graça e tanta gente daí...
Continues nos brindando com tuas criações!!! bj

Aline Tolotti disse...

Que lindo!!!!!!
Seu trabalho é maravilhoso, amei, amei!!!!
Vou adiciona-la no meu blog.
Parabéns!!!

BananaCraft disse...

Que maravilha, Ceres! Lembrei da Lhufas :)

Marta disse...

Ola, deculpe a intromissao assim no seu blog. Eu morei por muitos anos nos estados unidos e fazia livros artesanais, tenho buscado por ai onde comprar no Brasil o famoso book board,o papelao duro para encadernaçao e ja cansei de buscar. Decidi fazer algumas perguntas por ai e ver se alguem me ajuda. Vi seus lindos trabalhos de livros no flickr e assim decidi vir te fazer essa perguntinha. Desculpe de novo e parabens pelo seu talento.

Unknown disse...

Marta manda um e-mail para o endereço que está no meu perfil e responderei com prazer!

Anônimo disse...

céres,
já vou me adentrando, porque o seu blog é lindo. simples e bonito, o que é raro e portanto difícil.
um gde abraço e volto mais vezes
madoka

Villa Pano disse...

Oi Ceres!!

O seu blog está ma-ra-vi-lho-so!!!

Venha participar do meu blog também!

villapano.blogspot.com

bjs
equipe villapano

Unknown disse...

Olá, rodando pela internet achei o seu blog e gostei muito do seu trabalho, gostaria de saber quanto fica um livro artesanal seu, dentre outras perguntas, procurei seu e-mail por aqui e não consegui achar, se puder me enviar um endereço de e-mail pra que eu possa fazer perguntas e encomendar alguma coisa eu agradeço.

E parabéns pelo trabalho!

Unknown disse...

Ana se fores no meu perfil encontrarás no lado esquerdo do vídeo um item que diz e-mail. ali está o meu endereço. para facilitar :)
ceresmt@gmail.com
te aguardo! beijos

Unknown disse...

Céres, não tinha encontrado seu e-mail no perfil rssss mais já te enviei um com as perguntas ok?
Obrigada pela atenção!!!
Beijoss

Viviane de Holanda disse...

Adoro encontrar gente talentosa, parabéns!
Já trabalhei com encadernação e tenho um amigo que vai amar esse seu cantinho.
bjs
http://viviatoa.blogspot.com

Valença disse...

Ceres, já conhecia tuas fotos por intermédio do Mario, teu vizinho, mas ao conhecer teu blog me encantei com a cerâmica, as cadeiras, os cadernos e toda a arte que também faz parte de minha rotina. O resultado não poderia ser outro: te adicionei na mesma hora e só agora venho te perguntar se não te importas...Parabéns! Abraço, Eliana

Ainda em Tróia... disse...

Lindo e poético teu blog...Adorei!

Vanessa Scarpin Maurer disse...

Voltei aqui só para dizer que estou com saudades das tuas postagens! Sei que a vida real nos chama sempre, e a ela que devemos a obrigação... mas, também gosto de ver o mundo pelos teus olhos!
Beijocas

Baú da Dadá disse...

Ceres, adorei teu trabalho, e me chamou atenção, em especial o post sobre a cerâmica! Também sou "arteira" e faço cerâmica há mais ou menos 5 anos, mas costumo postar mais os trabalhos em tecido. A cerâmica é meio mágica, né? Um exercício de paciência. Mas o resultado sempre vale a pena e as peças são únicas.
Beijos. Passe para conhecer meu baú.
Renata (baudadada.blogspot.com)

Márcia Abreu disse...

Lindo, Ceres.
Vc sempre inventando e maravilhando.
Bjocas

Martha Genta disse...

olá Ceres, gostei muito do seu trabalho. Faço artezanato com pepel reciclado e tecido. gostaria de entrar em contato com você. meu e mial: mathagenta@gmail.com
parabens, está tudo lindo!

Martha Genta disse...

corrigindo: marthagenta@gmail.com